Análise e Consultoria

Consultoria Artística e Museológica

Levando os riscos mais comuns, chamados os 10 Agentes de Deterioração para as coleções artísticas dos museus, em conta, nós oferecemos consultoria museológica onde avaliamos os riscos para priorizar a implementação de medidas para preservar a coleção ou o acervo do museu. O objetivo é evitar danos e limitar a extensão deles.  Oferecemos o serviço de analisar seu acervo pessoalmente para aconselhar a melhor maneira de expô-lo. 

Nossa equipe especializada em conservação preventiva tem o olhar aguçado para mediar os eventuais riscos que sua obra corre, e mitigar-los através de soluções personalizadas a cada situação.

Fazemos consultoria in-loco, onde vamos até a sua coleção ou seu acervo pessoalmente. Assim, analisando os dados do ambiente onde as suas obras se encontram, e conseguimos achar soluções para proteger seu acervo de:

  • Danos físicos causados por impactos e/ou quedas
  • Fogo
  • Umidade
  • Furto
  • Pragas
  • Poeira, poluição e sujeira
  • Gases perigosos
  • Luz Solar
  • Radiação UV, e muito mais

Sua obra ou seu acervo corre risco de ser danificada por cada um desses itens citados se as medidas corretas não forem tomadas. Não corra mais risco, entre em contato conosco que solucionamos cada um deles para você para proteger suas obras ou seu acervo.

Especializando em museus e cientes dos desafios específicos a museus, atuamos também no setor museológico onde fazemos consultoria museológica. Com experts na área com anos de experiência tanto no Brasil quanto no exterior em museus renomeados, podemos solucionar todos os desafios específicos no âmbito de museus e te aconselhar a encontrar as melhores soluções.

Quando um museu quer se mudar temporariamente, se realocar ou trocar uma exposição por outra, é vital ter especialistas com as habilidades e conhecimentos relevantes para completar a tarefa de forma eficiente com o maior cuidado e atenção aos detalhes para proteger as obras.

Por exemplo, antes que qualquer pintura ou artefato possa ser movimentado, cada obra e seu entorno requer uma avaliação completa.

Caso o acervo precisa ser movido, na nossa consultoria museológica levamos em conta se as obras de arte ou artefatos exigem preparação adicional para garantir segurança delas, pois a estrutura de um objeto determina muito o método de manuseio e transporte. Com experiência no ramo, também conhecemos a história da obra, e assim, conseguimos decidir como ela deve ser movimentada.

Em muitos casos, os artefatos ou obras podem estar expostos no mesmo local por muitos anos, de modo que qualquer movimento pode desestabilizar a peça e pode causar danos duradouros.

Portanto, avaliamos também o espaço onde a peça se encontra, prestando atenção à luminotécnica, ou à estrutura de iluminação do ambiente. O planejamento cuidadoso e o manuseio preciso são vitais, sendo a segurança de cada trabalho de suma importância.

Portanto, atuamos nos seguintes setores:

  • Projetos de documentação e política museológica,
  • No planejamento estratégico para gestão de museus,
  • Na implantação de reservas técnicas,
  • Na definição de parâmetros museológicos aplicados em exposições, entre outros projetos.

Saiba mais sobre como podemos gerenciar os riscos museológicos às obras. Entre em contato conosco para marcar uma consultoria.

Vantagens da

Consultoria Artística
e Museológica

Assessoria e Apoio para Produção Artística

Prestamos atenção para identificar, quantificar e eliminar os riscos que o ambiente traz às suas obras como identificar os seguintes:

  • A iluminação do local
  • Se sua obra está exposta à luz solar
  • Se sua obra está sujeita à umidade,
  • Se no local há risco de fogo, entre outros riscos que o ambiente pode proporcionar às suas obras.

Identificando e quantificando os riscos que o ambiente pode proporcionar às suas obras de arte, podemos traçar um plano para eliminar eles, através de problem solving no local, planejamos inúmeras soluções feitas sob medida para as necessidades do seu acervo, como películas de proteção UV, ou a ArtCapsule® (link para pagina da art capsule e pelicula de protecao UV- COnservacao) que protege sua obra contra umidade.

Vantagens da

Assessoria e
Apoio para
Produção Artística

Avaliação e Gestão de Riscos

Sabia que sua obra pendurada na parede corre inúmeros riscos? Por exemplo, já houve casos de obras que não foram penduradas corretamente, caíram com uma brisa e ficaram danificadas. Por isso, providenciamos uma avaliação e gestão à riscos de acervos e obras de arte. Na avaliação e gestão de riscos, nós vamos até sua casa, galeria ou acervo e focamos em identificar todos os riscos que o ambiente e método de instalação das obras poderia proporcionar à suas obras de arte. Tendo identificado, temos soluções específicas para mitigar os riscos e proteger suas obras.

Nosso diferencial se baseia em nossos anos de experiência na área e na nossa equipe altamente especializada. Adicionalmente, nós vamos até seu acervo e fazemos a consultoria do ambiente onde suas obras se encontram para que elas sejam preventivamente conservadas e protegidas das ações degradantes ao longo do tempo.

Prestamos atenção para identificar, quantificar e eliminar os riscos que o ambiente traz às suas obras como:

  • A iluminação do local
  • Se sua obra está exposta à luz solar
  • Se sua obra está sujeita à umidade
  • Se no local há risco de fogo, entre outros riscos que o ambiente pode proporcionar às suas obras.


A partir desse diagnóstico, podemos traçar um plano para eliminá-los, através de problem solving no local, planejamos inúmeras soluções feitas sob medida para as necessidades do seu acervo, como películas de proteção UV, ou a ArtCapsule® que protege sua obra contra umidade.

Vantagens da

Avaliação e
Gestão de Riscos

Avaliação Pré-compra de Obras de Arte

Encontrou uma obra de arte que despertou seu interesse, mas gostaria de um especialista para te ajudar na decisão de compra? Entre em contato conosco para analisarmos a obra in loco e fazermos uma avaliação pré-compra sobre o estado de conservação e o valor da obra. Mais de 25 anos de experiência na área nos proporcionou o know how para identificar intervenções de restauro prévias em obras de arte.

Assim você saberá qual o estado de conservação da obra, quantas foram as intervenções de restauro anteriores por quais a obra passou e se essas foram adequadas ou não. Assim, você terá o conhecimento para identificar o preço justo e o estado da obra pré-compra.

Vantagens da

Avaliação Pré-compra

Laudos Técnicos e Judiciais

Executamos com rigor científico, a fim de oferecer maior segurança das obras e de seus responsáveis, laudos de obras de arte e objetos históricos. Nossa equipe altamente especializada, avalia as condições de conservação do material minuciosamente, para os mais diversos fins: de perícia para seguradoras a acompanhamento das obras em trânsito. Em caso de uma disputa na justiça, também oferecemos assistência técnica.

Na Stephan Schäfer Conservação e Restauro também oferecemos duas técnicas de análise e a elaboração de laudos especificamente para fins de peritagem e seguro das obras de arte. Estas são meticulosamente examinadas sob microscópio e diferentes espectros de luz, com o intuito de compor um relatório técnico cuidadoso, abrangente e compreensível denominada perícia cientifica.

Vantagens da

Laudos Técnicos
e Judiciais

Cortes Estratigráficos

O corte estratigráfico é um dos primeiros passos do processo de restauração de uma obra de arte. Ele nos permite entender o DNA e o passado da obra. Com a análise do corte estratigráfico, nossa equipe especializada tem todas as informações necessárias para restaurar obras de arte impecavelmente. Para restaurar uma obra, é importante visualizar os passos empregados na confecção da obra de arte. Para isso, captamos uma amostra minúscula da superfície da obra e observamos através de um microscópio para identificar quantas camadas de encolamento, fundo de preparação, tintas e vernizes a obra possui.

O corte estratigráfico também revela se existem repinturas e vernizes específicos acima da camada pictográfica da obra.  Portanto, exames de cortes estratigráfico permitem-nos a entender quais materiais específicos o artista utilizou ao criar a obra de arte, como a obra foi composta, as técnicas de pintura e os pigmentos e tecidos utilizados na confecção dela.

 A amostra pode revelar, por exemplo, quantas camadas de encolamento, fundo de preparação, tintas e vernizes o trabalho têm, e mesmo se existem repinturas que não foram detectadas por exames não-destrutivos anteriormente feitos como análise de luz UV.

A foto mostra um corte estratigráfico feito a partir da obra “Velho com Barba”, de Van Gogh. Podemos observar duas camadas de base de preparação, uma camada de tinta cinza clara e depois uma camada de tinta marrom.

A depender do caso, existem outros métodos de análise de cortes estratigráficos. Na pintura “Velho com Barba” havia a necessidade de descobrir qual verniz havia sido utilizado por Van Gogh. Com a técnica de tingimento fluorescente de proteínas, pôde-se visualizar que a fina camada vista no ultravioleta era composta principalmente por proteínas. Analisando a correspondência de Van Gogh a seu irmão Theo, pesquisadores puderam concluir que o verniz utilizado pelo artista eram as claras de ovos.

Podemos também obter mais informações ao expor a amostra a diferentes tipos de radiação, como a ultravioleta, que permite identificar camadas de verniz, ou o brilho azul específico do pigmento branco de zinco nas camadas de preparação e na tinta acinzentada.

Portanto, os exames de cortes estratigráficos nos dão as seguintes informações necessárias:

  • Quais os materiais específicos que o artista utilizou ao criar a obra de arte
  • Como a obra foi composta
  • Quais as técnicas de pintura, e os pigmentos e tecidos utilizados

 

Tendo estas informações, podemos esboçar os passos seguintes para restaurar a obra. Na Stephan Schäfer Conservação e Restauração, realizamos esses e outros exames para avaliar qual o melhor tratamento de restauro para sua obra. Confira conosco para começar o processo de restauração.

Vantagens dos

Cortes Estratigráficos

Exames Fotográficos

Como cada obra possui uma história diferente, os primeiros passos ao se examinar uma obra de arte são as análises não-destrutivas que, como o nome sugere, não apresentam riscos às obras e nem exigem amostras dos materiais a serem analisados. São exames visuais, assistidos por equipamento tecnológico especializado, que podem revelar muitos detalhes a respeito do trabalho.

Exames fotográficos:

  • São feitos antes de começar o restauro
  • Revelam retoques e repintes e outras intervenções anteriores
  • Revelam desenho subjacente ou o esboço que o artista faz no início de sua produção artística
  • Revelam retoques, repinturas e vernizes
  • Revelam restaurações feitas no previamente

Para realizar os exames usamos equipamentos técnicos altamente especializados, que revelam a presença de:

  • Furos e rasgos
  • Rachaduras e levantamentos
  • Pontos e manchas de bolor
  • Retoques de intervenções anteriores
  • Ondulações e deformações no suporte
  • Outras fragilidades no suporte da obra e na camada pictórica.

Utilizamos raios-x para observar detalhes e objetos por debaixo das camadas visíveis das obras, como telas pintadas por cima de outros trabalhos ou pregos e encaixes no interior de esculturas de madeira.  

Disponibilizamos aos nossos clientes exames fotográficos de:

  • Luz transmitida, que permite observar com maior clareza a presença de furos, rasgos, rachaduras e outras fragilidades no suporte e na camada pictórica da obra;
  • Luz rasante, que permite observar rachaduras, levantamentos e quaisquer desníveis e imperfeições na superfície da pintura;
  • Radiação ultravioleta, que permite a observação de retoques, repinturas, vernizes e mesmo outros tipos de resíduos na superfície da obra;
  • Fotografia do espectro infravermelho, que permite a observação de desenhos subjacentes abaixo da camada pictórica;
  • Exame de Raios-x, que permite observar detalhes e objetos por debaixo das camadas visíveis das obras, como telas pintadas por cima de outros trabalhos e pregos e encaixes no interior de esculturas de madeira.

Vantagens dos

Exames Fotográficos