O Ateliê

A Stephan Schäfer Conservação e Restauro foi criada em 1996 com o intuito de trazer ao mercado brasileiro as últimas inovações em técnicas e materiais para a conservação e o restauro de obras de arte. Contando com uma equipe altamente especializada, Stephan Schäfer já realizou inúmeras intervenções nas áreas de conservação preventiva, assessoria e consultoria para instituições e colecionadores, além do restauro de obras de arte em si. 

Em obras de arte com problemas extremos de desprendimento da camada pictórica do seu suporte, por exemplo, é possível que tenham sido impregnadas com adesivos pelo verso, por inteiro, ou mesmo reenteladas. São procedimentos invasivos e por vezes, desnecessários. Na Stephan Schäfer Conservação e Restauro, optamos por tratamentos inovadores, sob medida, que não ponham a obra sob um stress dispensável.

Nossa equipe possui o know how de mais de 20 anos na área, o que permite que nos utilizamos as técnicas e tecnologias mais avançadas para solucionar os craquelês, levantamentos e desprendimentos da obra.

Como craquelês não tratados podem levar a sérios levantamentos e grandes perdas da camada pictorica de tinta, além de prejudicar muito a tela e o suporte da obra, consolidando-o evitamos que os craqueles se proliferam e danifiquem ainda mais a obra.

Portanto, esse procedimento não só retorna a beleza e a integridade pictórica da obra por unificá-la, deixando suas cores mais vibrantes e originais, mas também se torna uma medida de conservação preventiva. Proteja sua obra das ações degradáveis do tempo causadas pelo craquele

, clique aqui para saber mais sobre a importância da conservação preventiva.

Artistas Internacionais

  • Alighiero Boetti
  • Anish Kapoor
  • Anish Kapoor
  • Carlos Cruz-Diez
  • Christo e Jeanne-Claude
  • Claude Monet
  • Desgrandchamps
  • Fernando Botero
  • Frank Stella
  • Franz Ackermann
  • Friedensreich Hundertwasser
  • George Condo
  • Hassel Smith
  • Henri Matisse
  • Jean Arp
  • Jesús Rafael Soto
  • Joan Miró
  • Julio Le Parc
  • Karl Gerstner
  • Leon Ferrari
  • Marc Chagall
  • Marina Abramovic
  • Orlando Teruz
  • Pablo Picasso
  • Pierre Soulages
  • René Magritte
  • Richard Serra
  • Rivane Neuenschwander
  • Roy Lichtenstein
  • Salvador Dalí
  • Serge Poliakoff
  • Tom Sachs
  • Yves Klein

Artistas Nacionais

  • Abraham Palatnik
  • Adriana Varejão
  • Alberto da Veiga Guignard
  • Aldemir Martins
  • Aldo Bonadei
  • Alfredo Volpi
  • Almeida Junior
  • Aluísio Carvão
  • Ana Maria Maiolino
  • Anita Malfatti
  • Antonio Bandeira
  • Antônio Dias
  • Antonio Gomide
  • Antônio Henrique do Amaral
  • Antonio Maia
  • Antonio Malta
  • Antonio Maluf
  • Antônio Parreiras
  • Arcângelo Ianelli
  • Artur Barrio
  • Beatriz Milhazes
  • Benedito Calixto
  • Bispo do Rosário
  • Bruno Giorgi
  • Cândido Portinari
  • Carlos Bracher
  • Carlos Vergara
  • Carybé
  • Célia Euvaldo
  • Charles Green Shaw
  • Cícero Dias
  • Cildo Meireles
  • Claudio Tozzi
  • Clovis Graciano
  • Cristina Canale
  • Daniel Senise
  • Danilo di Prete
  • Dario Mecatti
  • Decio Noviello
  • Djanira
  • Eduardo Frota
  • Eduardo Srur
  • Emiliano Di Cavalcanti
  • Ernesto de Fiori
  • Farnese de Andrade
  • Franz Weissmann
  • Fulvio Pennacchi
  • Geraldo de Barros
  • Gonçalo Ivo
  • Harry Elsas
  • Hélio Oiticica
  • Hércules Barsotti
  • Hermelindo Fiaminghi
  • Hudinilson Jr
  • Iberê Camargo
  • Ione Saldanha
  • Ismael Nery
  • Jac Leirner
  • Jean Paul Cleren
  • Jeanete Musatti
  • John Graz
  • José Antonio da Silva
  • José Bechara
  • José Pancetti
  • José Resende
  • Judith Lauand
  • Lasar Segall
  • Leonilson
  • Lygia Clark
  • Lygia Pape
  • Manabu Mabe
  • Marco Giannotti
  • Maria Leontina
  • Milton Dacosta
  • Mira Schendel
  • Os Gemeos
  • Oswaldo Goeldi
  • Roberto Burle Marx
  • Rubens Gerchman
  • Sacilotto
  • Saint Clair Cemin
  • Samson Flexor
  • Sérgio Camargo
  • Siron Franco
  • Tarsila do Amaral
  • Tomie Ohtake
  • Tunga
  • Vicente do Rego Monteiro
  • Victor Brecheret
  • Wesley Duke Lee
  • Willys de Castro
  • Yolanda Mohalyi
  • Yutaka Toyota

Mais sobre o Stephan Schäfer

Stephan Schäfer atua hoje como sócio-diretor da Stephan Schäfer Conservação e Restauração Ltda. Conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de conservação, restauro e pesquisa de obras de arte. Ele também é autor de dezenas de artigos científico-técnicos, tendo proferido inúmeros workshops e palestras sobre conservação de acervos, conservação preventiva, desinfestação atóxica e controle integrado de pragas.

Em 1993, graduou-se como mestre em Conservação e Restauração de Arte e Patrimônio Cultural na Universidade de Ciências Aplicadas, Departamento de Conservação e Restauro, Colônia, Alemanha. Durante a graduação, fez um estágio de nove meses em conservação e restauro no Museu da Província de Alberta, Canadá.

Ao final dos anos 80, já havia realizado dois anos de estágio no departamento de Conservação e Restauro de obras de arte e madeira policromada do Museu Histórico de Hannover e em estúdios particulares de conservação na Alemanha. Antes, concluiu o curso de marcenaria de móveis em madeira maciça na Universidade de Hannover.

Como parte de sua pós-graduação, estudou três semestres de química orgânica especializada em produtos naturais na Universidade de Colônia, Alemanha. Recebeu uma bolsa Fulbright como cientista-pesquisador e tornou-se assistente convidado na Universidade de Delaware (EUA), onde trabalhou ao lado do Professor Richard Wolbers, de 1994 até 1996.

Durante este período, continuou seus estudos de pós-graduação em química analítica, ciências dos materiais e museologia na universidade. Também teve a oportunidade de trabalhar no estúdio de conservação de pinturas do Museu Henry Francis DuPont em Winterthur, Delaware, junto com o Professor Wolbers e a Professora Wendy H. Samet. Ali proferiu aulas e orientou alunos do curso de mestrado.

Em 1996 radicou-se no Brasil, onde atuou por dois anos como pesquisador visitante em projetos de pesquisa no Instituto de Química Orgânica na Universidade de São Paulo (USP).

De 2003 a 2009, foi professor e docente responsável pela área de conservação e restauro de pinturas e arte contemporânea no Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia, na Universidade Nova de Lisboa. Nesta função, colaborou intensamente com o Museu Nacional de Arte Contemporânea, o Museu Nacional de Machado de Castro e a Culturgest Portugal.

Durante 2004, foi pesquisador convidado no grupo de Molecular Painting Studies dos projetos de pesquisa De Mayerne e van Gogh, no Instituto Holandês de Física Atômica e Molecular (AMOLF) em Amsterdã, tendo a oportunidade de analisar as técnicas e materiais de Vincent van Gogh.

Perguntas Frequentes

O que é conservação?

Conservação abrange as medidas tomadas para a preservação a longo prazo de bens culturais. Atividades de conservação incluem o exame, a documentação, tratamento e cuidados preventivos, apoiada pela análise e conhecimento prévio.

Qual a diferença entre restauração e conservação?

É comum a confusão entre os termos “restauração” e “conservação”. A Conservação de uma obra pode se basear na melhor maneira de se manter a integralidade de uma obra, mitigando os efeitos da ação do tempo sobre ela. Exemplificando, a escolha de uma montagem museológica com vidro que possui filtro U.V. é uma ação conservativa. O outro tipo de tratamento de conservação é o de estabilização, que se refere na tentativa de manter a integridade dos bens culturais, minimizando sua deterioração. Já a Restauração, consiste em intervenções de fato numa obra, sendo um tipo de tratamento de conservação. Ela se refere especificamente a uma tentativa de trazer a obra de arte mais próxima de sua aparência original. Exemplificando novamente, a remoção de uma camada de verniz que oxidou com o tempo e deu a uma obra o aspecto amarelado, é um processo de restauração.

O que é um conservador?

Conservadores são os profissionais que trabalham na prática para salvar o nosso patrimônio cultural das ações do tempo, das ameaças da poluição, e da devastação advinda de desastres naturais. Um conservador pode ser treinado em um programa de formação de conservação, em uma pós-graduação ou através da aprendizagem com colegas de longa experiência. Trabalhando em museus, instituições culturais, laboratórios de pesquisa e em ateliês, os conservadores combinam habilidades únicas obtidas por meio do estudo contínuo e de formação avançada na história da arte, ciências e disciplinas correlatas para cuidar e preservar a nossa história concretamente.

 

Devido às técnicas cada vez mais amplas de conservação, os profissionais geralmente se especializam em um tipo particular de suporte, tais como: pinturas, escultura, gravuras, livros raros, fotografias, meios eletrônicos, têxteis, mobiliário, materiais arqueológicos e etnográficos, elementos arquitetônicos ou artes decorativas.

Quanto custa uma restauração?

O valor cobrado pelos restauradores varia muito, a depender da localização, nível de escolaridade e experiência, dificuldade do projeto e o valor dos objetos que estão sendo tratados. Preços devem ser estabelecidos numa base individual. Entre em contato conosco para analisarmos sua obra e traçar um orçamento para as necessidades de restauração especificas dela.

Como devo escolher um restaurador?

Para escolher um restaurador de confiança, busque informações suficientes sobre o indivíduo em questão. Por exemplo, pergunte a formação acadêmica a cada potencial conservador-restaurador. Para saber mais sobre o que considerar na hora de escolher um restaurador, clique aqui (link para blog post).

Conservadores e restauradores possuem um código de ética?

Sim! Confira a seguir o código de ética completo: (link)