Biografia

Stephan Schäfer

Stephan Schäfer atua hoje como sócio-diretor da Stephan Schäfer Conservação e Restauração Ltda., empresa de serviços de conservação, restauro de Obras de Arte, Esculturas, Pinturas e Arte Contemporânea, e consultoria especializada em gerenciamentos e análise de riscos para a conservação de acervos, conservação preventiva, conservação-restauração, peritagem e análise científica de obras de arte.

Executa trabalhos de desinfestação com métodos atóxicos e implementação de programas de Manejo Integrado de Pragas (MIP). Além disso, executa e coordena projetos de transporte, higienização, catalogação, digitalização e acondicionamento de acervos. Conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de conservação, restauro e pesquisa de técnicas artísticas e materiais artísticos.

É autor de dezenas de artigos científico-técnicos e proferiu inúmeros workshops e palestras sobre conservação de acervos, restauração de obras de arte, conservação preventiva e desinfestação atóxica e controle integrado de pragas em acervos.

Paralelamente é doutorando em Ciências da Conservação no Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa junto ao Instituto Holandes de Física Atômica e Molecular. Tema de dissertação de doutorado: “Microscopic Fluorescence Staining Techniques for the in-situ Identification of Proteinaceous Binding Media in Paint Cross Sections.”

De 2003 a 2009, foi professor e docente responsável da área de conservação e restauro de pinturas e arte contemporânea no Departamento de Conservação e Restauro da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia. Nesta função, tem colaborado extensamente com o Museu Nacional de Arte Contemporânea, o Museu Nacional de Machado de Castro, e a Culturgest Portugal.

Durante 2004, foi pesquisador convidado no grupo de Molecular Painting Studies dos projetos de pesquisa De Mayerne e Van Gogh, no Instituto Holandês de Física Atômica e Molecular (AMOLF) em Amsterdã, tendo a oportunidade de analisar as técnicas e materiais de Vincent van Gogh.

Em 1996 radicou-se no Brasil, onde atuou por dois anos como pesquisador visitante em projetos de pesquisa no Instituto de Química Orgânica na Universidade de São Paulo (USP). 

Como parte de sua pós-graduação, estudou 3 semestres de química orgânica especializada em produtos naturais na Universidade de Colônia, Alemanha. Recebeu uma bolsa Fulbright como cientista-pesquisador e tornou-se assistente convidado na Universidade de Delaware, EUA onde trabalhou ao lado do Prof. Richard Wolbers, de 1994 até 1996. Durante este período, continuou seus estudos de pós-graduação em química analítica, ciências dos materiais e museologia na universidade. Também teve a oportunidade de trabalhar no estúdio de conservação de pinturas do Museu Henry Francis DuPont em Winterthur, Delaware junto com o Prof. Wolbers e Profa. Wendy H. Samet. Ali proferiu aulas e orientou alunos do curso de mestrado.

1996 a 1998 – Pesquisador no Programa “sanduiche” de Doutorado, Instituto de Química Orgânica da Universidade de São Paulo (USP).
Área de pesquisa: Fluorescent polarity sensitive dyes as environmental sensors in synthetic polymers.

Em 1993 graduou-se como mestre em conservação e restauração de arte e patrimônio cultural na Universidade de Ciências Aplicadas, Departamento de Conservação e Restauro, Colônia, Alemanha. Durante a graduação, fez um estágio de 9 meses em conservação e restauro no Museu da Província de Alberta, Canadá.

Ao final dos anos 80, já havia realizado 2 anos de estágio no departamento de conservação e restauro de obras de arte e madeira policromada do Museu Histórico de Hannover e em estúdios antes disso concluiu o curso de marcenaria de móveis em madeira maciça na Universidade de Hannover.

Formação e Experiência Profissional

Desde 2007 – Sócio Diretor e Administrador da empresa de Conservação e Restauração de Obras de Arte, STEPHAN SCHÄFER CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO LTDA. Com sede em São Paulo.

De 2006 – 2012 Convidado no grupo CIMCA (Conservation Issues in Modern and Contemporary Art) que discutia aspectos de Conservação de Arte Contemporânea e Moderna. Grupo de 20 especialistas convidados pelo Getty Conservation Institute, California.  

Fevereiro a setembro, 2004 – Pesquisador convidado em projeto de investigação “De Mayerne”, integrando o Projeto van Gogh do Instituto de Física Molecular e Atômica (AMOLF), Amsterdam, Holanda.
Áreas de pesquisa:

– A comparative study of imaging analytical methods and fluorescent staining techniques applied to the in-situ characterization of proteinaceous binding media in paint cross sections.

– Effect of low molecular weight compounds from wax-resin linings on the formation of metal soaps and their migration through paint layers of oil paintings by Vincent van Gogh.

2003 a 2010 – Professor responsável da área de conservação e restauro de pinturas e arte contemporânea no Departamento de Conservação e Restauro da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal.

Protocolos de colaboração e trabalhos executados para:
– Museu Nacional de Arte Contemporânea de Portugal, Lisboa
– Museu Nacional de Machado de Castro, Coimbra
– Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
– Culturgest – Centro Cultural e Arte da Caixa Geral de Depósitos

1997 a 2007 – Sócio Diretor e Administrador da empresa de Conservação e Restauração de Obras de Arte, ArtCare & Consulting, ltda. Sede em São Paulo.

1994 a 1996 – Bolsista Fulbright e Investigador no programa de Ph.D.
Departamento de Conservação de Arte da Universidade de Delaware, EUA. Desenvolvimento de dois projetos, incluindo o de doutoramento, e assistente convidado (docência em conservação e restauro).

Projetos:

– Desenvolvimento de um sistema de imagem digital para exames e análises de obras de arte e seções transversais pictóricas.

– Microscopic Fluorescence Staining Techniques for the in-situ Identification of Proteinaceous Binding Media in Paint Cross Sections.

– Tratamentos de Conservação e Restauro de pinturas Européias e Americanas, incluindo objetos policromados datados do Séc. XVII aos Contemporâneos, Prof. Richard Wolbers e Profa. Wendy Samet no H. F. DuPont Winterthur Museum, Delaware, EUA. 

Cursos de pós-graduação na Universidade de Delaware, EUA: – Museologia e Conservação Preventiva
– Química Analítica
– Química Física
– Ciências dos Materiais (Caracterização e uso de materiais)

Atividades Profissionais

– Conservação e Restauração de pinturas, policromias e arte contemporânea/ moderna
– Planejamento e Acondicionamento preventivo para museus, arquivos e acervos como controle de umidade e temperatura, iluminação, transporte, higienização e controle de micro-organismos. – Consultoria, planejamento e supervisão de tratamentos ligados a conservação e restauração de bens culturais. Coordenação de projetos de grande escala.
– Controle de Pragas com os mais recentes métodos museológicos atóxicos.
– Consultoria e implementação de projetos de conservação preventiva incluindo Programas de “Manejo Integrado de Pragas” (MIP).
– Planejamento e execução de ambientes de exposição ou depósitos para obras de arte e acervos bibliográficos.
– Exame e Análise Científica de materiais artísticos, pesquisas de materiais e documentação científica para perícias e/ou laudos técnicos.
– Peritagem na área de avaliação do estado conservação para seguradoras.

Premiações e Bolsas

Instituto de Física Molecular e Atômica (AMOLF), Amsterdam, Holanda, Áreas de pesquisa:
– A comparative study of imaging analytical methods and fluorescent staining techniques applied to the in-situ characterization of proteinaceous binding media in paint cross sections.

1995 – Bolsa da Fundação H. Samuel Kress, EUA para pesquisa sobre o uso de microscopia e digitalização de imagens na área de conservação de obras de arte.
Outubro de 1995 a julho de 1996.

1994 – Condecoração acadêmica e premiação financeira. International Institute of Education (IIE), New York.

1994 – Bolsa Fulbright para estudos de pós-graduação e investigação no departamento de Conservação da Universidade de Delaware, EUA.

Publicações

SCHÄFER, STEPHAN , I. C. A. SANDU, A. C. A. ROQUE: Implications of biochemical assays in the analysis of organic binders from polychrome artworks, in MATCONS 2009 – Matter and Materials in/for Heritage Conservation Conference, organized by OLTENIA MUSEUM < ICOM ROMANIA, 15- 19 September 2009, Craiova, Romania (Oral presentation+paper).

SCHÄFER, STEPHAN: Old Master Paintings, Historic Artist’s Paint Recipe Books and Modern Ana- lytical Methods: Bringing it all together. International Congress: 19th Century Chemistry: Spaces and Collections, Museu de Ciência, Lisboa 1-4 de fevereiro 2007;

Kuckova, S., I. C. A. Sandu, M. Crhova, R. Hynek, I. Fogas, S. Schäfer. “Protein identification and localization using mass spectrometry and staining tests in cross-sections of polychrome samples.” In Journal of Cultural Heritage 14, no. 1 (2013), 31-37.

Dallongeville, S., M. Richter, S. Schäfer, M. Kühlenthal, N. Garnier, C. Rolandoa, C. Tokarski. “Proteomics applied to the authentication of fish glue: application to a 17th
century artwork sample.” In Analyst, no. 18 (2013).

Sandu, I. C. A., S. Schäfer, D. Magrini, S. Bracci, C. A. Roque. “Cross-section and staining-based techniques for investigating organic materials in painted and polychrome works of art: a review.” In Microscopy and Microanalysis 18, no. 4 (2012), 860-875.

Sandu, I. C. A., A. C. A. Roque, P. Matteini, S. Schäfer, G. Agati, C. R. Correia, J. F. F. P. Viana. “Fluorescence recognition of proteinaceous binders in works of art by a novel integrated system of investigation.” In Microscopy Research & Technique 75, no. 3 (2012), 316-324.

Schäfer, S., I.C.A. Sandu, A.C.A Roque, S. Kuckova, R. Carreira. “The Biochemistry and Artistic studies: A novel integrated approach to the identification of organic binders in polychrome artifacts.” ECR – Estudos de Conservação e Restauro 1, editado por CITAR, 39-56. Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2009.

Neves E.R., S. Schäfer, A. Phillips, J. Canejo., M. F. Macedo. “Antifungal effect of
different methyl and propyl paraben mixtures on the treatment of paper biodeterioration.” International Biodeterioration and Biodegradation 63, no. 3 (2009): 267-272.

Claro, A., M. J. Melo, S. Schãfer, J. S. S. d. Melo, F. Pina, K. J. v. d. Berg, A. Burnstock. “The use of microspectrofluorimetry for the characterization of lake pigments.” Talanta 74, no. 4 (2008): 922- 929. 

Schäfer, S., M. Richter, A. v. Loon. “El Tratado ‘Arte de la Pintura’ de Francisco Pacheco y su Influencia en la Técnica de Ejecución de las Encarnaciones en la Escultura Alemana del Siglo XVIII: Resultados Obtenidos de Análisis Avanzados Realizados en Micromuestras.” Proceedings of the GE-IIC International Conference Investigación em Conservación y Restauración. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2005.

Schäfer, S. “New Developments in the Use of Fluorescent Probes for the Characterization of Binding Media within Paint Cross Sections or: One Century of Staining in Conservation Science.” Proceedings of the International Conference on Layer Separation – Examination and Consolidation of European Sculpture Polychromy. Munich, 2005.

Schäfer, S. “Application of Fluorescent Probes in Art Materials Research.” Proceedings of the International Conference on Fluorescence Methods: FOCUS ON FLUORESCENCE. Amsterdam, 2004.

Schäfer, S. “Desinfestação com métodos alternativos, atóxicos e Manejo Integrado de Pragas (MIP) em Museus, Arquivos e Acervos: Armazenamento de Objetos em Atmosfera Modificada.” Revista da Associação Paulista de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (APCR). No 001, 2002.

Schäfer, S., L. F. C. d. Oliveira. “Estudo Espectroscópico (Espectroscopia de Raman) de Esculturas de Mármore de autoria de Sérgio Camargo para Esclarecimento de Autenticação.” Apresentado na 21a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Poços de Caldas, 1998.

Schäfer, S. “Fluorescent Staining Techniques for the Characterization of Binding Media within Paint Cross Sections and Digital Image Processing for the Quantification of Staining Results.” Proceedings of the Symposium on Early Italian Painting Techniques and Analysis. Maastricht, 1997.

Schäfer, S. “Prinzipien Wässriger Reinigung” in Zeitschrift für Kunsttechnologie und Konservierung, no. 2 (1995) 137 – 151.

Palestras e Trabalhos Apresentados

I.C.A. Sandu, A. C. A. Roque, S. Kuckova, R. J. Carreira, L. Fernandes, S. Schäfer, E. R. Neves, S. Bracci. “A proposal for an integrated, complementary methodology of identification and quantification of proteinaceous binders in polychrome artworks.” Poster in 42nd IUPAC Congress, Chemistry Solution – Symposium in Heritage Science, Glasgow, United Kingdom, August 2-7, 2009. 

Schäfer, S., I. C. A. Sandu, A. C. A. Roque, “Implications of biochemical assays in the analysis of organic binders from polychrome artworks.” Presentation and paper for MATCONS 2009 – Matter and Materials in/for Heritage Conservation Conference, organized by Oltenia Museum and ICOM Romania, Craiova, Romania, September 15-19, 2009.

Schäfer, S. “Old Master Paintings, Historic Artist’s Paint Recipe Books and Modern Analytical Methods: Bringing it all together.” Presented at International Congress of 19th Century Chemistry: Spaces and Collections, Museu de Ciência, Lisboa, Portugal, 1 February 1-4, 2007.

Schäfer, S. “Processos de Acreditação Profissional: Modelos para criar um Padrão de Qualidade e Profissionalismo pelas Associações de Classe.” Presented at XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais, Fortaleza, Brazil, August 28 – September 1, 2006.

Schäfer, S. “O Desencontro dos Princípios Éticos com a Prática do Restauro – Uma Questão de (Pre)conceitos e de Formação Profissional?” Presented at XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais, Fortaleza, Brazil, August 28 – September 1, 2006.

Schäfer, S. “A Licenciatura em Conservação e Restauro da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal – Sua História, Estrutura, Objetivos e Ideologia – Um Possível Modelo para o Brasil?” Presented at XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais, Fortaleza, Brazil, August 28 – September 1, 2006.

Schäfer, S. “Corantes Fluorescentes Bio-médicos para In-situ Identificação de Aglutinantes em Secções Transversais Pictóricas.” Presented at XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais, Fortaleza, Brazil, August 28 – September 1, 2006.

Richter, M., J. J. Boon, S. Schäfer, J. v. d. Horst, K. Keune. “Taking a new look at surface finishes on unpolychromed wooden sculptures of Tilman Riemenschneider, c. 1490-1520.” Presented at ICOM-CC ATSR 2nd Seminar, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Spain, October 5-6, 2006.

Schäfer, S. Development of a Digital X-ray System designed for Art Object Analysis.” Presented at ICOM-CC ATSR 2nd Seminar, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Spain, October 5-6, 2006.

Pereira, A. I., S. Schäfer, M. J. Melo. “Julião Sarmento, a Portuguese Artist at Work: Study of Just a Skin Affair from 1988.” Poster for the Symposium Modern Paints Uncovered, Tate Modern London, United Kingdom, August 16-19, 2006. 

Schäfer, S. Conservação Preventiva em Arquivos e Bibliotecas com destaque especial de Gestão Integrada de Pragas.” Presented at IV Seminário Internacional de Arquivos de Tradição Ibérica junto a Associação Latino Americana de Arquivos (ALA) – Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, October 24-28, 2005.

Schäfer, S. “New Developments in the Use of Fluorescent Probes for the Characterization of Binding Media within Paint Cross Sections or: One Century of Staining in Conservation Science.” Presented at the International Conference: Separating Layers – Layer Separation – Examination and Consolidation of European Sculpture Polychromy, Munich, Germany, March 4-6, 2005.

Schäfer, S. Application of Fluorescent Probes in Art Materials Research.” Presented at the International Conference on Fluorescence Methods: FOCUS ON FLUORESCENCE, Amsterdam, September 24-25, 2004.

Schäfer, S. Invited lecturer. “Controle de Pragas com os mais recentes métodos museológicos atóxicos.” Presented at Congresso de Fatores Biológicos de Degradação de Acervos e Edificações de Bibliotecas, Arquivos e Museus: Brocas e Cupins organized by ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro and Universidade de São Paulo, Brazil, September 9, 2002.

Schäfer, S. Invited lecturer. “Armazenamento de obras vulneráveis em atmosfera modificada.” Presented at Congresso de Fatores Biológicos de Degradação de Acervos e Edificações de Bibliotecas, Arquivos e Museus: Brocas e Cupins organized by ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro and Universidade de São Paulo, Brazil, September 9, 2002.

Schäfer, S. Invited professor for the “Química na Conservação e no Restauro” course. Curso de Conservação de Papel da ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro, São Paulo, Brazil, 2003-2004.

Schäfer, S. Organizer. 1o Simpósio de Análises Científicas de Obras de Arte. Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brazil, July 9. 2002.

Schäfer, S. “Técnicas microscópicas de análise de secções pictóricas transversais. – Corantes biomédicos para a caracterização de aglutinantes utilizando-se um sistema de imagem digital acoplável em microscópios para exame e análise de secções pictóricas transversais.” Presented at 1o Simpósio de Análises Científicas de Obras de Arte. Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brazil, July 9. 2002. 

Schäfer, S. “Um novo equipamento portátil de XRF (fluorescência de raio-x) com resolução espacial de 70 μm.” Presented at 1o Simpósio de Análises Científicas de Obras de Arte. Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brazil, July 9. 2002.

Schäfer, S. Técnicas de raio-x na análise de obras de arte.” Presented at 1o Simpósio de Análises Científicas de Obras de Arte. Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brazil, July 9. 2002.

Schäfer, S. Invited lecturer. “Workshop de Técnicas de raio-x na análise de obras de arte.” Presented at 1o Simpósio de Análises Científicas de Obras de Arte. Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brazil, July 9. 2002.

Schäfer, S. Invited lecturer. “Controle de pragas com os mais recentes métodos museológicos atóxicos.” Presented at Workshop de Pragas Urbanas – Uma ameaça constante ao Patrimônio, Arquivo Público Mineiro e a Secretaria da Cultura, Belo Horizonte, BrazilAugust 20-21, 2002.

Schäfer, S. Invited lecturer. “Armazenamento de obras vulneráveis em atmosfera modificada.” Presented at Workshop de Pragas Urbanas – Uma ameaça constante ao Patrimônio, Arquivo Público Mineiro e a Secretaria da Cultura, Belo Horizonte, BrazilAugust 20-21, 2002.

Schäfer, S. Invited speaker. “Controle de pragas com os mais recentes métodos museológicos atóxicos.” Presented at Workshop de Controle de Pragas com métodos atóxicos, Museu Nacional e a Universidade Federal, Rio de Janeiro, Brazil, May 24-25, 2002.

Schäfer, S. Invited speaker. “Desinfestação de obras vulneráveis em atmosfera modificada.” Presented at Workshop de Controle de Pragas com métodos atóxicos, Museu Nacional e a Universidade Federal, Rio de Janeiro, Brazil, May 24-25, 2002.

Schäfer, S. Invited lecturer. “Controle de pragas de pequena e media escala em atmosferas modificadas.” Lecturer of Workshop de Controle de Pragas com métodos atóxicos, Museu Nacional e a Universidade Federal, Rio de Janeiro, Brazil, May 24-25, 2002.

Schäfer, S. “Workshop de Manejo integrado de pragas.” Museu Nacional, Stockholm, Suécia, May 8-10, 2001.

Schäfer, S. Invited lecturer. “Desinfestação de obras vulneráveis em atmosfera modificada.” Presented at Workshop Risco para o Patrimônio, Pragas Urbanas, Instituto Biológico de São Paulo, e a Secretaria de Agricultura, São Paulo, Brazil, April 23-25, 2001.

Schäfer, S. Invited lecturer. “Controle de pragas com os mais recentes métodos museológicos não tóxicos.” Presented at Workshop Risco para o Patrimônio, Pragas Urbanas, Instituto Biológico de São Paulo, e a Secretaria de Agricultura, São Paulo, Brazil, April 23-25, 2001. 

Schäfer, S. Invited lecturer. “Fluorescent staining techniques for the characterization of binding media within paint cross-sections and digital image processing for the quantification of staining results.” Presented at “Early Italian Paintings: Techniques and Analysis Symposium, Maastricht, Netherlands, October 9-10, 1996.

Schäfer, S. Participant at IIC International Congress: Preventive Conservation – Practice, Theory and Research, Ottawa, Canada, September 12-16, 1994.

Algumas referências institucionais para os quais foram prestados serviços de restauração, conservação e/ou consultoria ou projetos de pesquisa

Instituições no Brasil

  • MASP
  • Pinacoteca do Estado
  • Museu Paulista da USP - Museu de Ipiranga
  • Instituto Moreira Salles Museu Bispo do Rosário
  • Unibanco AIG Seguros Companhia Siderúrgica Nacional JMS – Seguros, Rio de Janeiro
  • Banco Banespa
  • Banco ABC
  • Banco Icatú
  • Banco Santander
  • Citibank
  • Unipar Carbocloro
  • Finipar Investimentos Construtora Inpar
  • Construtora Tuama
  • Camargo Correia
  • OESP
  • Companhia das Letras
  • Editora Cosac Naify
  • Grupo Pão de Açúcar
  • TDB Tecidos
  • Grupo CECRISA, Criciúma Sta. Catarina Mosteiro de S. Bento do Rio de Janeiro Mosteiro de S. Bento Salvador

Instituições Internacionais

  • Museu van Gogh, Amsterdam - Holanda
  • Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa – Portugal
  • Museu Nacional de Machado de Castro, Coimbra – Portugal
  • Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa – Portugal
  • CULTURGEST – Fundação Cultural da Caixa Geral de Depósitos – Portugal
  • Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, Lisboa – Portugal