As 3 coisas que você deve esperar de um restaurador profissional

Quando tiver selecionado um conservador-restaurador, você deve esperar as seguintes práticas padrões em seu trabalho.

1. Procedimentos:

Um conservador-restaurador vai querer examinar o objeto antes de sugerir um tratamento. Antes de iniciar, o profissional deverá fazer a revisão e escrever um relatório de exame preliminar descrevendo o tratamento proposto, os resultados esperados e custo estimado. O conservador-restaurador deve consultá-lo durante o processo caso haja algum desvio grave do acordo, por isso uma proposta prévia é importante.

2. Custos e Horários:

O conservador-restaurador deve estar disposto a discutir a base de todos os custos. Determinar se existem taxas separadas para análise preliminar e avaliação, e se elas são separadas ou de dedução de um contrato subsequente. Tire suas dúvidas sobre o seguro, condições de pagamento, envio e custos adicionais. Conservadores-restauradores muitas vezes têm uma carteira de trabalho. Também é preciso saber se é necessário um tempo de espera antes que um novo trabalho seja aceito.

3. Documentação:

O conservador-restaurador deve fornecer um relatório de tratamento quando o mesmo é concluído. Esses relatórios podem variar em tamanho e forma, mas devem conter os materiais e procedimentos utilizados. O relatório final poderá, se necessário, incluir registros fotográficos que documentam as condições anteriores e posteriores ao trabalho realizado. Recomendações para continuação dos cuidados e manutenção também devem ser fornecidas. Ambos os registros escritos e fotográficos, devem ser claros. Todos os registros devem ser guardados para referência no caso de o objeto precisar de tratamento no futuro.

Fontes-A maioria das dicas foi retirada com tradução livre diretamente do site AIC (Instituto Americano de conservação da História e Trabalhos Artísticos – sigla em inglês). Para acessar o conteúdo original em inglês